Testes & Certificação RNG 2018-06-22T11:52:50+00:00

Testes & Certificação RNG

Introdução

A iTech Labs já certificou mais de 300 RNGs em 14+ idiomas, utilizando diferentes algoritmos e geradores de hardware durante os últimos 13 anos. Acreditamos que a nossa experiência em avaliações RNG não tem igual na indústria.
A avaliação do Gerador de Número Aleatório (RNG) da iTech Labs consiste em verificar o seguinte:

  • Aleatoriedade estatística
  • Estado interno do RNG
  • Seeding, re-seeding e cyclijng
  • Imprevisibilidade e não-repetibilidade
  • Utilização de números aleatórios, incluindo scaling e shuffling

O funcionamento correto do RNG garante que as cartas, números, símbolos de jogos de slot, outputs de jogos em destaque, triggers de jackpot, etc. são estatisticamente aleatórios e imprevisíveis. Um RNG com uma funcionalidade correta dá aos jogadores a confiança no sistema de jogo e serve de seguro contra reclamações injustificadas dos jogadores.

Testes de RNG

Os testes de Pseudo RNG (Software RNG) são efetuados em três fases:

  1. Análise do Código-Fonte & Compilação
    – Identificação de algoritmo RNG e procura de debilidades conhecidas
    – Verificação do estado interno do RNG
    – Verificação sobre se a implementação do RNG corresponde aos requisitos de imprevisibilidade e não-repetibilidade
    – Verificação de seeding, background cycling e minimal reseeding
    – Verificação da utilização dos números aleatórios, incluindo scaling e shuffling
    – Compilação do código RNG (depois de todos os problemas de código estarem resolvidos)
  2. Os números brutos gerados pelo algoritmo RNG são sujeitos a testes “diehard
  3. Geração de um output escalado de acordo com a amostra e aplicação de testes Chi-quadrado; por exemplo, se o RNG é utilizado para baralhar um baralho de cartas, então aplicaríamos testes de Chi-quadrado a uma grande variedade de baralhos.

Para o Hardware RNG (HRNG), a primeira fase é limitada à avaliação das caraterísticas do dispositivo, assim como à investigação de quaisquer deficiências que podem estar presentes, e à avaliação do código para a deteção de falhas de hardware RNG e failover.

A segunda e terceira fase de testes determinam a aleatoriedade estatística, assim como a imprevisibilidade e não-repetibilidade das RNG. As nossas avaliações RNG cumprem em pleno todos os requisitos aplicáveis às jurisdições de jogo, como por exemplo: Austrália, Alderney, Dinamarca, Gibraltar, Ilha de Man, Itália, Kahnawake, Malta, Portugal, Espanha e Reino Unido. Por norma, os Testes de RNG normalmente demoram 1-3 semanas, dependendo da rapidez com que os problemas são resolvidos pela sua equipa.

Quais são os produtos/serviços a serem entregues depois da conclusão dos testes RNG?
Após a conclusão de todas as fases dos testes RNG, eis os produtos que entregaremos:

  • Um relatório de certificação delineando a avaliação efetuada e os resultados dessa avaliação
  • Os resultados dos testes Diehard e Chi-quadrado.
  • Um selo/logo de certificação para ser colocado no seu site de jogos, e
  • Um certificado indicando a compliance do RGN com os testes efetuados. O certificado original é mantido no website da iTech Labs para que a autenticidade possa ser verificada

A maioria dos RNGs que testamos são pseudo ou software RNGs. Os RNGs hardware por standardsão apoiados por Pseudo RNGs para solucionar uma falha de hardware. No caso de RNGs hardware com backup PRNG, testamos outputs dos Pseudo RNG e dos RNG hardware.

Requisitos de envio

Para um Pseudo RNG, é necessário o código-fonte para fins avaliativos. Para um RNG hardware, são necessárias informações sobre o dispositivo de hardware e o output do dispositivo. Para testar o scalling/shuffling, são necessários fragmentos de código que ativam o RNG ou código shuffle (exemplos: código scaling para jogos de slot, código de shuffling para jogos de cartas) para as implementações em RNG pseudo e hardware.

Algoritmos recomendados

Incentivamos sempre a utilização de algoritmos PRNG bem conhecidos do domínio público. Uma lista não exclusiva desses algoritmos é facultada abaixo:

  1. Mersenne Twister (MT)
  2. ISAAC 64
  3. Fortuna
  4. SHA1, MT+SHA1
  5. WELL1024A, WELL512A
  6. MD5 hash

Dispositivos de Hardware 

Certificámos HRNGs utilizando os seguintes dispositivos hardware:

  1. Quantis, Quantis + MT
  2. ComScire

Como iniciar o processo

Oferecemos um excelente valor em troca de um serviço de qualidade a um preço competitivo. Para avaliações RNG, facultamos um preço sólido. O pagamento é exigido no início da avaliação e, logo que recebido, poderá enviar o seu código para avaliação. No caso de um RNG hardware, é necessário o output do dispositivo hardware. O nosso preço fixo inclui: consultas, um número ilimitado testes após as correções de bugs, resultados dos testes, relatórios detalhados de certificação, certificados hot linked e logotipos.